Horários de trabalho irregulares são prejudiciais

Trabalho em horários irregulares

Trabalhar em horários irregulares ou durante a madrugada por muitos anos reduz o funcionamento do cérebro e pode levar a problemas cognitivos, como danos à memória e ao raciocínio.

De acordo com estudo publicado na Revista Científica Occupational & Environmental Medicine, o efeito negativo pode ser revertido caso essa rotina seja mantida por menos de 10 anos. O ideal é que se mantenha uma rotina fixa, com horários definidos.

Trabalhar em horários irregulares prejudica a cognição

Pesquisas realizadas anteriormente já mostraram que trabalhar, estudar ou realizar outras atividades em turnos alternativos afeta negativamente o relógio biológico, o que pode levar a problemas cardiovasculares e a síndromes metabólicas, como o diabetes e a obesidade.

No entanto, ainda não havia sido feito um estudo sobre o efeito desse tipo de rotina sobre o cérebro.

O novo estudo incluiu 3200 moradores da França com idade entre 32 e 62 anos que trabalhavam ou que já haviam se aposentado.

Os pesquisadores aplicaram testes cognitivos para avaliar a velocidade para processar novas informações e memória de curto prazo em três momentos: em 1996, em 2001 e em 2006.

Segundo os resultados, pessoas que trabalhavam em turnos alternativos ou em horários irregulares apresentaram uma piora da habilidade cognitiva ao longo dos anos em comparação com os indivíduos que tinham empregos com horários fixos.

De acordo com os pesquisadores, é como se o cérebro daqueles que dormiam de dia e trabalhavam à noite tivesse cerca de 6 anos a mais, apresentando declínio cognitivo.

Os cientistas também perceberam que as habilidades só voltavam ao normal depois de cinco anos sem turnos alternativos.

Comentários

Postagens mais visitadas