Como conseguir um emprego usando o LinkedIn


Você já tem um perfil no Linkedin? Se a resposta for 'não', você está perdendo tempo.

Saiba que é possível conseguir boas oportunidades nesta rede social, para isso basta explorar os recursos da plataforma.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você conseguir um emprego usando o LinkedIn.

Dicas para encontrar um emprego usando o Linkedin

1. Não basta apenas ter um perfil pronto

Se você realmente quer encontrar um emprego, não basta ter um perfil no Linkedin cheio de experiência e conhecimento. Você precisa de um plano de busca de emprego.

Então, siga o passo a passo a seguir para encontrar seu próximo emprego pela rede social.

Foto de perfil: sempre tenha uma foto de perfil. Ela deve ser adequada para o cargo que você deseja. Não vale colocar foto de óculos de sol ou na praia.

Título e resumo: coloque seu cargo atual ou especialidade no título e escreva um resumo da sua trajetória para se apresentar. Invista em palavras-chave relacionadas à sua área de atuação. Isso aumentará suas chances de ser encontrado por um recrutador.

Preencha todo o perfil: mantenha o cargo atualizado e não esqueça de colocar a instituiçao onde estudou.

Localização: Inclua a cidade onde mora no seu perfil. Isso também melhora as chances do seu perfil ser encontrado.

Habilidades: Não esqueça das suas habilidades. Preencha todas as habilidades interpessoais, habilidades técnicas, trabalhos voluntários, certificados e idiomas.

2. Saiba como pesquisar oportunidades no Linkedin

Agora vamos à busca por oportunidades de emprego no Linkedin!

Antes de mais nada, filtre os seus interesses de carreira. Somente se candidate a vagas relacionadas às suas experiências. Não adianta mandar seu perfil para todas as vagas da plataforma (isso pode ser visto como spam).

Outra dica é usar o alerta de vagas. No seu perfil, é possível fazer um filtro com as vagas e empresas que você tem interesse. O LinkedIn avisa assim que uma vaga é publicada.

Não esqueça de seguir no LinkedIn as empresas que você tem interesse em trabalhar para ficar atualizado e fazer seu plano de emprego.

Você deve usar o LinkedIn também para manter contato com pessoas que considera relevantes para sua carreira.

3. Participe de grupos

Os grupos do LinkedIn oferecem ótimas oportunidades para você expor suas habilidades e competências. Quando estamos buscando um emprego, isso pode fazer toda a diferença.

A exposição nos grupos deve ser parte da sua estratégia para ser visto no Linkedin. Além disso, nos grupos você pode ver vagas postadas por participantes e empresas.

A dica é participar de grupos ligados à sua área de interesse. Você pode interagir também, debatendo sobre assuntos profissionais. Isso ajuda no seu marketing pessoal e aumenta ainda mais suas chances de encontrar oportunidades de emprego.

4. Inclua trabalhos voluntários no seu perfil

Você provavelmente já sabe que trabalhos voluntários são importantes para a carreira. Incluir estas experiências no seu perfil do LinkedIn é uma forma de apresentar seus valores pessoais aos recrutadores.

Além disso, o trabalho voluntário é tão importante quanto à experiência formal no mercado de trabalho.

5. Faça networking

Como toda rede social, no LinkedIn você pode criar uma rede de contatos. Neste caso, a ideia é criar uma rede de contatos profissionais.

Um recurso que pode ajudar você é entrar no perfil da empresa na qual você gostaria de trabalhar e clicar em "Visualizar todos os funcionários no LinkedIn".

Assim você pode se conectar com pessoas que trabalham na empresa. Após sua solicitação ser aceita, você pode enviar uma mensagem para se apresentar e falar sobre seu interesse em uma oportunidade na empresa.

Mas tenha cuidado! Não se mostre desesperado e não envie currículo já no primeiro contato. A maneira como você age na primeira conversa pode abrir ou fechar portas.

Curiosidade: No Linkedin, uma boa foto de perfil pode aumentar em 21 vezes suas chances de visualização.

Comentários

Postagens mais visitadas