Como conseguir o primeiro emprego mesmo sem experiência

Primeiro emprego

O começo de carreira é sempre aquela história: você não consegue o emprego porque não têm experiência, mas você não consegue experiência porque ninguém te dá uma oportunidade de emprego.

Para muitos, esse paradoxo do primeiro emprego é um beco sem saída e as pessoas acabam perdendo a motivação e deixando a busca de lado.

Você se identificou com o que eu falei até agora e está buscando opções de emprego sem a experiência? Para te ajudar a conquistar esse objetivo vou te mostrar algumas dicas que você pode seguir para impulsionar o início da sua carreira.

Dicas para você conseguir o primeiro emprego


Se você seguir pelo menos uma dica das que vou mostrar adiante, com certeza suas chances de conseguir um emprego, mesmo sem experiência, irão aumentar.

Dica 1: Crie suas próprias oportunidades

Como assim "criar minhas próprias oportunidades"? Sim, você pode aproveitar esse momento em que ainda não está trabalhando para levar adiante aquele projeto pessoal, aquele sonho que você sempre teve, e assim desenvolver habilidades em uma vivência prática.

Durante a entrevista de emprego, quando conversar com o recrutador, você poderá dar exemplos quando falar sobre o seu perfil, e o melhor: terá resultados para mostrar.

Também existe a possibilidade de prestar um serviço para outras pessoas (e ainda ganhar por isso).

Existem várias plataformas online que conectam empreendedores e profissionais autônomos, como por exemplo a Getninjas e a 99Freelas.

Dica 2: Faça trabalhos voluntários

Além do trabalho voluntário ser ótimo para enriquecer o seu currículo, ele também é uma oportunidade para você entender a dinâmica do mercado e colocar em prática o que você aprendeu na faculdade.

Existe uma série de organizações internacionais que são uma ótima porta de entrada para quem acabou de se formar, como por exemplo a Enactus, que é uma rede que fomenta projetos com foco no empreendedorismo social, e a AIESEC, que tem como objetivo desenvolver a liderança de seus membros por meio de experiências de gestão intercâmbio.

Ao ser um voluntário, além de ganhar experiência prática, o que vai facilitar a entrada no mercado de trabalho depois, você também desenvolve um network muito rico, que pode render depois algumas indicações para o seu primeiro emprego.

Outra opção é procurar por ONGs (organizações não governamentais). Elas podem estar procurando por profissionais no setor em que você gostaria de atuar. Se você encontrar uma causa com a qual se identifica é ainda melhor porque isso pode manter sua motivação em alta.

Dica 3: Capacite-se

Capacite-se sempre que você tiver oportunidade. É muito legal você participar de eventos ou cursos no seu setor e aproveitar esses momentos para fortalecer sua rede de contatos.

Durante os processos seletivos, saber dizer como cada curso ajudou na sua formação e como você pode aplicar aquele conhecimento no mercado de trabalho vai te dar uma vantagem.

Lembre-se que existem vários cursos online que são gratuitos e têm um conteúdo excelente. Para se capacitar você só precisa mesmo de proatividade e disciplina.

Veja Também: Horários de trabalho irregulares são prejudiciais

Dica 4: Viaje o máximo que você conseguir

Se for possível para você, aproveite esse momento em que você ainda não ingressou no mercado de trabalho para ter uma experiência internacional. Esse é o melhor momento para conseguir passar um tempo fora do Brasil sem as preocupações que irão surgir quando você tiver um emprego.

Você pode fazer tanto intercâmbio profissional na sua área de atuação quanto juntar com a segunda dica e fazer um trabalho voluntário no exterior.

É a oportunidade perfeita para você aprender e praticar um outro idioma, além de desenvolver competências que são muito valorizadas no mercado profissional, como a adaptabilidade, visão global e inteligência emocional.

Se você está preocupado com o quanto isso pode custar, existem várias opções de bolsas de estudo para quem quer estudar no exterior.

Gostou das dicas? Você acha que consegue colocar alguma delas em prática? Conta aqui nos comentários e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas