Liderança: 5 atitudes para ser um bom líder

Dicas de liderança

Estimular sua equipe a pensar e, consequentemente, encontrar soluções práticas é uma tarefa desafiadora para qualquer gestor ou chefe. Para isso, o espírito de liderança é essencial.

O que é ser um líder?

Liderança, ao contrário do que comumente se imagina, não significa alguns tomarem mais decisões do que outros e que ser líder é um cargo, mas sim disciplinar a si mesmo e deixar que outras pessoas também tomem decisões.

O líder deve buscar em seu dia a dia um espaço de tempo para trabalhar a sua equipe, caso contrário, todo o planejamento estratégico será apenas formalidade com resultados condenados ao fracasso.
Liderar não é impor. Liderar é despertar nos outros a vontade de fazer.
Reconheça a capacidade da sua equipe, conheça cada indivíduo, desenvolva as características de cada, estimule sua criatividade e os desafie a alcançar sempre mais para alcançar o máximo de produtividade, rendimento e bons resultados.

Atitudes para ser um líder de sucesso

A seguir listamos algumas ações que você pode usar para a motivar sua equipe. São iniciativas simples que você mesmo pode implementar. O mais importante é prestar atenção em quais necessidades da equipe estas ações estão suprindo e em que grau isso a motiva.

1. Mostre seu apoio

Simples ações como desejar um bom dia ou parabenizar por algum resultado alcançado já é um ótimo passo. Reserve uma hora do dia para visitar sua equipe, perguntar como estão, se precisam de alguma ajuda ou orientação.

É importante lembrar que se esta atitude deve ser legítima e sincera. Ao se sentir prestigiada e apoiada, a tendência é a equipe se motivar.

2. Valorize as ideias e iniciativas dos colaboradores

Uma excelente maneira de motivar uma equipe é ouvindo atentamente suas ideias e sugestões.

Muitas pessoas se sentem motivadas com desafios e outras buscam reconhecimento. Nos dois casos, saber que suas opiniões são ao menos ouvidas já é um importante passo para a motivação.

Uma maneira de conseguir isso é a através de um concurso de ideias para solucionar um problema específico na empresa, com algum prêmio interessante. Isso terá um efeito motivacional bem acentuado.

Veja mais ideias para valorizar seus colaboradores neste post.

3. Defina objetivos claros

Se você deseja que sua equipe esteja motivada para que atingir resultados de forma eficaz, nada mais justo que estabelecer com clareza os objetivos.

Melhor ainda seria fazer com que todos entendessem como os objetivos contribuem para os resultados da empresa.

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4. Crie um ambiente favorável ao desenvolvimento

O mais difícil não é atrair talentos e sim mantê-los. Se preocupe com o desenvolvimento profissional e pessoal de cada integrante da equipe.

Procure estar aberto a ouvir assuntos que envolvam suas relações pessoais, gerenciamento de tempo, relacionamento familiar e qualidade de vida.

Estes são fatores que podem atrapalhar no desenvolvimento e na entrega de resultados dos funcionários. Não invista dinheiro apenas em treinamentos para capacitar sua equipe, invista seu tempo em manter estas pessoas em sua empresa.

5. Dê o bom exemplo

Uma das melhores maneiras para motivar uma equipe é fazer o que se diz. Um líder que mostra que além de dar ordens ou orientações também segue à risca tudo que se pede, é muito mais valorizado pela a equipe.

O grupo se sente motivado e inspirado a seguir seu exemplo.

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